segunda-feira, 12 de março de 2012

Palavra do Pastor - Março de 2012

Dom José Luiz Bertanha



Campanha da Fraternidade:”Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo 38,8)
“Ah! Meu Senhor, a dor do irmão é a tua cruz! Sê nossa força, nossa e salvação( Sl 27,1) Queremos ser aquele toque, meu Jesus, (M 5,20-34) Que traz saúde pro doente, nosso irmão!”
Canto da Campanha da Fraternidade
 Quaresma, caminhada para Páscoa. A liturgia deste tempo faz uma proposta bem concreta: um convite à conversão, mudança a partir de dentro de cada um de nós: rezar mais e melhor, ser mais solidários às dores e enfermidades do povo e que a saúde se difunda sobre a terra.
 Começamos a quaresma recebendo a imposição de cinzas, ouvindo; “converte-te e crê no Evangelho”! Crer no Evangelho é crer em Jesus Cristo que na doação amorosa da cruz deu-nos vida nova e concedeu-nos a graça de sermos filhos(as) do mesmo Pai. Com sua morte e Ressurreição, Jesus transformou todas as realidades, criando um mundo novo e uma nova terra.
 A Igreja apresenta na Campanha da Fraternidade o tema: Fraternidade e Saúde Publica, com o lema: “que a saúde se difunda sobre a terra”. Cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Daí todos entrando no objetivo geral da Campanha: refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema de saúde pública. Despertar nas comunidades a discussão sobre a saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação do justo financiamento.
 Os grupos ou Equipes da pastoral da saúde muito podem contribuir para toda atenção aos enfermos, doentes e idosos. Varrer as ruas de nossas comunidades e descobrir todos. Faze-los aproximar da comunidade, ou melhor, a comunidade chegando junto a eles.
 Toda a vida de Jesus foi um dar atenção aos surdos, mudos, cegos, coxos, doentes de todo tipo. Sempre tinha um gesto fraterno e misericordioso, uma palavra de esperança e de vida. Quantas passagens do Evangelho apresentam Jesus e os doentes. Ele afirmou e ensinou: “vinde benditos de meu Pai...estive doente e me visitastes... cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (cf Mt 25, 31 ss) ou ser como o samaritano em viagem, moveu-se de compaixão... aproximou-se do irmão caído, cuidou dele, conduziu-o ao hospital... pagou generosamente” (cf Lc.10,29 ss ).
 A Organização Panamericana de Saúde afirmou que “Saúde Pública é o esforço organizado da sociedade, principalmente através de suas instituições de caráter público, para melhorar, promover, proteger e restaurar a saúde das populações por meio do alcance coletivo”. É direito de todos buscar os meios (médico, remédio, internação) para cuidar da saúde. Aqui há entraves que dificultam ao nosso povo realizar seus direitos.
 Que haja um esforço para todos terem vida, saúde , qualidade de vida: evitar o cigarro, o alcoolismo, ter um cuidado  maior com a alimentação (evitar tanto refrigerante, suco natural é melhor, e a água é a melhor bebida; evitar tantos salgadinhos, melhor comer frutas diariamente). 
 Que todas as comunidades do campo e da cidade alcancem a graça nesta quaresma de crescer na fé e no amor fraterno na defesa de todos os doentes. ”Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário